n02-min
0

Afirmação foi feita em audiência em comitê da Câmara dos Deputados dos EUA por Robert Lighthizer; conversas com UE, Argentina e Austrália já começaram; Brasil é 2º maior exportador de aço para EUA.

Os Estados Unidos devem iniciar conversas com o Brasil em breve sobre possível isenção das tarifas de importação sobre o aço e alumínio, disse o representante de Comércio norte-americano, Robert Lighthizer, nesta quarta-feira (21).

Em audiência em comitê da Câmara dos Deputados dos EUA, Lighthize disse que as conversas com a União Europeia, Argentina e Austrália já começaram.

Lighthizer acrescentou que as conversações com a Coreia do Sul sobre qualquer possível isenção serão realizadas no contexto das negociações comerciais já existentes com Seul.

Os EUA já concederam isenções para o Canadá e o México das tarifas que foram impostas no início deste mês pelo presidente americano,Donald Trump.

Restrições ao aço

Trump anunciou no último dia 8 a criação de novas taxas para a importação de aço e alumínio ao país. O país cobrará uma sobretaxa de 25% para o aço importado e de 10% para o alumínio. A medida vale para o aço que entrar nos EUA a partir de 23 de março.
O Brasil é o segundo maior exportador de aço para os EUA e as vendas para o país representam um terço das exportações brasileiras do produto.
O presidente da República, Michel Temer, disse que o país aposta no diálogo como primeira opção. A intenção das autoridades brasilerias é tentar excluir o Brasil da lista de exportadores que serão tributados.
Mas, se as negociações não avançarem, o país já avalia recorrer à Organização Mundial de Comércio (OMC) em conjunto com outros países, afirmou Temer na semana passada.
Iniciar Chat
Precisa de ajuda?
Olá tudo bem?
Em que podemos ajudar hoje?